quarta-feira, 20 de abril de 2011

AS PAIXÕES DE JOÃO PESSOA



'O DIVINO CALVÁRIO' EXPERIMENTA CIRCO
E POESIA NA SEMANA SANTA


A vida de Jesus contada em linguagem poética, por meio da dança, do circo e da música vai ser o fio condutor de "O Divino Calvário". O espetáculo da Paixão de Cristo 2011 será encenado de 22 a 24 de abril, na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). Serão duas sessões por noite, sendo a primeira às 19h e a segunda às 21h. A peça selecionada para esta edição foi do Grupo Experimental Cena Aberta (Geca) e da Trupe Arlequim, com direção de Marcos Pinto. O evento é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope), com o Governo do Estado.

"O Divino Calvário" é uma adaptação do drama sacro "O Mártir do Calvário", do teatrólogo português Eduardo Garrido, escrito em meados do século XIX. O texto era um dos mais encenados pelas trupes e companhias itinerantes de circo e teatro da década de 50 do século passado.


Grupo Geca
Edição 2011 - Na Paixão de Cristo desse ano, o elenco vai interpretar os últimos momentos de vida e crucificação de Jesus Cristo, interagindo com o público. O espetáculo traz uma nova roupagem da história mais conhecida do ocidente. A proposta é apresentar uma encenação poética entre o real expressionista e o imaginário minimalista.

A peça foi concebida em três atos, com dança, circo e música. Tudo isso é distribuído dentro do universo ibérico e nordestino. Os momentos distintos do nascimento e morte de Cristo são diferenciados pelas cores, figurinos, gestual e ritmos. O resultado é a dualidade de sensações.

A assistência de direção de "O Divino Calvário" é de Walter Olivério. Também fazem parte da equipe Kalline Brito (produção), Diocélio Barbosa (preparação circense), Joyce Barbosa (coreografia), além do compositor e regente Eli-Eri Moura (direção musical).

Seleção – O espetáculo deste ano foi escolhido mediante concurso no qual concorreram vários projetos de produção e encenação. O edital público foi promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope. A divulgação do resultado aconteceu em dezembro do ano passado.

Trupe Arlequim
A comissão julgadora foi composta pelos professores do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Ana Valéria Vicente e Erlon Cherque Pinto. Também participou da análise o ator Everaldo Pontes. Esta é sexta edição do espetáculo da Paixão de Cristo no formato de edital público. Outra novidade dos últimos seis anos foi a presença maciça de atores e profissionais da Capital, que são escolhidos por meio de testes de seleção

Estrutura e estimativa de público – A organização do evento vai disponibilizar arquibancadas com capacidade para 2 mil pessoas, que serão instaladas na Praça do Povo do Espaço Cultural. Assim, o público estimado para o total de seis sessões, realizadas durante os três dias de evento, é de 12 mil espectadores. A entrada é franca e por ordem de chegada, sem convite prévio.








PAIXÃO DE CRISTO NA ILHA DO BISPO: "O VERBO QUE É DEUS É JESUS"


Nos dias 22 e 24 de Abril a comunidade da Ilha do Bispo vai vivenciar e se emocionar com a encenação da Paixão de Cristo 2011 que vem com o tema "O Verbo que é Deus é Jesus". A proposta de encenar o nascimento, vida e morte de Jesus na Ilha do Bispo vem desde o ano de 1987 com o Grupo de Teatro da Igreja Católica Senhor do Bonfim ARTE EM CENA. Ao longo dos anos foram várias apresentações, em especial através da via sacra. Desde 2008 o Grupo ARTE EM CENA agregou-se a ARCA - Associação Recreativa Cultural e Artística e nesse ano vem pelo terceiro ano seguido envolvendo jovens dos programas Projovem Adolescente e PETI que são desenvolvidos pela entidade em parceria com a SEDES/PMJP e do Projeto ECA, parceria com a SEDEC/PMJP. Ao todo são 60 integrantes entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. São 80 minutos distribuídos em 24 cenas com efeitos de som e luz, dentro de um cenário com figurinos próprios da época. A Encenação também faz parte do Roteiro das Paixões da FUNJOPE.

Os objetivos dessa ação são:

- Despertar o elenco e a comunidade para a reflexão do amor ao próximo;

- Fomentar o desejo pela interpretação teatral;

- Envolver Adolescentes do PETI e Projovem Adolescente para a arte teatral;

- Promover a inserção social de adolescentes dentro da comunidade como protagonistas de uma de/para comunidade;

- Melhorar a autoestima dos adolescentes e jovens;

Realização: ARCA

Parceria: Igreja Católica Senhor do Bonfim e Conselho Comunitário da Ilha do Bispo

Apoios: FUNJOPE, CIMPOR, SEDES/PMJP e SEDEC/PMJP

Direção Geral da Peça: Chagas Neto

Coreografia: Tonny Macedo

Coordenação Executiva: Gero Aguiar

4 comentários:

Rô... disse...

oi Fatita,

que o verdadeiro sentido da Páscoa,
tome conta do coração e das ações
de todos os homens...

tempo de renovação e de reflexão!

beijinhos

Fatita Vieira disse...

Querida Rô,

Que a Páscoa não seja comemorada só com os ovos de chocolate e sim como você citou: renovação e reflexão.

Beijos!

Anônimo disse...

Gostei da você ter promovido a divulgação da nossa encenação !!! A nossa comunidade agradece !!!

Fatita Vieira disse...

Anônimo,

Imagino que deva ser da comunidade da Ilha do Bispo.

É um prazer para mim divulgar as coisas boas do meu Estado e do Brasil.

Muito sucesso para vocês!