sábado, 2 de abril de 2011

PORQUE HOJE É SÁBADO...


VENDO UMA CASA

Goiano Braga Horta

Vendo casa maravilhosamente bem localizada. Mais do que isso, devo dizer que o bairro é um verdadeiro paraíso. São muitas casas com pessoas simpáticas nas redondezas. Meus vizinhos de lado podem ser considerados santos, de tão prestativos. Não reclamam de nada e se em algum momento precisarem de ajuda vocês poderão recorrer a eles sem susto que sempre estão prontos a auxiliar. Quem ficar com a casa não encontrará solidariedade assim em qualquer outro canto.

À entrada existe uma campainha que pouco tem sido tocada. As pessoas que até aqui freqüentam a residência entram sem bater. Deixamos as portas sempre abertas. Talvez o novo proprietário faça o mesmo, se cultiva tão bons amigos como os que nós temos.

A sala de estar é ótima. Logo ao entrar passa-se por um pequeno “hall” e já se está nela. Reuniões de parentes e ótimos companheiros têm sido feitas aqui há anos e suas paredes parecem reter ainda a agitação, as vozes alegres e as cantorias.

Antes de passarmos à sala de jantar, vamos dar uma olhada na cozinha. Parece um coração de mãe: sempre cabe mais um. Invariavelmente é aqui que todos acabam se reunindo. Um a um vão se achegando e quando se vê a reunião mudou de lugar. É preciso que em algum momento as mulheres expulsem todos, para poderem continuar nos seus afazeres, na preparação da comidaria que, logo que possível, será servida.

Sim, a sala de jantar: É um oásis. Aqui esta família se reúne diariamente para o café da manhã, para o almoço e para a janta. Fazemos nossas refeições com tranqüilidade, conversamos muito, brincamos, colocamos em dia a conversa e se às vezes ocorre a ameaça de uma briguinha a gente logo joga um balde de água fria e voltamos ao bom entendimento.  Hora de refeição não é hora de discussão, não faz bem à digestão. Nesta sala não colocamos televisão e recomendamos aos novos moradores que  continuem essa tradição. Tem hora para tudo.

Ao dirigir-se à parte privativa da casa vocês encontrarão três quartos repletos de lembranças. Os dois primeiros ainda estão pintados em cores alegres e guardam chorinhos de bebês, risos de crianças e sons alucinados de guitarras. Guardam cócegas nos pés, acordares sonolentos, sonhos de estar voando ou caindo, pesadelos com monstros e guerras de travesseiros. Guardam tanta alegria que nem podem conter! Vocês vão sentir isso ao entrar e vão adorar.

Em seguida há o quarto do casal. Está lotado de coisas, mas vocês poderão retirá-las para guardar suas próprias. São amores intensos que estão lá ao lado de imensas frustrações, felicidade incalculável  ladeada por algumas tristezas, sorrisos amorosos junto a palavras raivosas, mas o saldo é muito bom porque tudo foi bem aproveitado e resultou em experiência, amadurecimento, aproximação estreita, admiração recíproca, ligação eterna. Isso se nota imediatamente.

No quintal plantamos, uma a uma, rosas, begônias, petúnias, gerânios, folhagens molhadas por gotas de orvalho  - e há uma árvore cheia de pitangas maduras e ninhos de diversas aves. Os passarinhos cantam ali diariamente, como se fosse para nós.

Deixamos sempre em alguns lugares umas teias de aranhas, para dar um  certo ar de naturalidade. Com as aranhas nelas.

Jamais matamos as formigas. Elas fazem parte desse Éden. É bom deixar bem avisado que é proibido matar as formigas - e também os pulgões e os besouros e as lagartixas e as larvas.

Dei uma idéia geral da casa à venda, o resto você precisa vir ver pessoalmente, caso esteja interessado na compra.

Mas, vou logo avisando: - Não há dinheiro que pague!



2 comentários:

Fatita Vieira disse...

De Goiano Braga Horta, no seu espaço na Besta Fubana:

Fátima, gostei muito do teu blogue (será que podemos “aportuguesar” isso? “Blog” é a contração da expressão inglesa “weblog”: Como sabemos, “web” também significa rede - como “net” - ou tecido, e é uma das palavras que compõem a formação dos “links”, que é o “www” de World Wide Web [que significa "rede de alcance mundial"], enquanto “log” é um livro de registros, ou um diário). Então, “blog” seria algo como um “diário publicado na Internet”, ou, por extensão, “diário público”… acho que entrei em uma digressão que não tem nada a ver com o nosso assunto e por isso volto ao tema: fico muito contente de você ter apreciado a crônica que escrevi com carinho e muito feliz de você tê-la colocado no simpático, bonito e agradável espaço que você mantém na Internet. Espero que seus leitores também a apreciem.

Fatita Vieira disse...

Goiano,

Pode chamar como quiser e obrigada pela aula (risos).

Eu adorei a sua crônica pela beleza, leveza e carinho que tem pela sua casa, pelo espaço onde viveu muitas coisas boas e, certamente, algumas ruins, mas que fazem parte da vida.

Obrigada pelo elogio ao meu humilde blogue (olhe a aula já servindo).

Aos sábados eu publico crônicas engraçadas ou líricas como a sua. Aos domingos publico um Presente de domingo, que sempre é uma poesia.

Não escrevo muito porque não sou escritora, mas há alguns textos meus lá, falando sobre meu pai (dia 27/03 foi aniversário dele e fiz uma homenagem), meu irmão, minha mãe e sobre outros assuntos importantes para mim.

Grande abraço!