domingo, 14 de agosto de 2011

QUERIDO PAI...

Quatro gerações: meu pai, eu, minha sobrinha Michele e a caçula da família, a bisneta Yasmin - Foto: 13/08/2011
Querido pai, hoje é o seu dia, dia imposto pelo calendário comercial para que todos comprem muito e os comerciantes tenham mais lucros.

Para mim hoje não é o seu dia e sabe o porquê? Porque todo dia é o seu dia.

Nós convivemos 24 horas por dia há 58 anos, o tempo que tenho de vida, pois nunca saí de casa para morar fora, embora, quando jovem, tenha querido isso, mas não pude fazê-lo por questões financeiras.

Continuar em casa depois de adulta e conviver com você e mamãe, teve encantos e desencantos, claro, pois a convivência entre pessoas sempre tem altos e baixos, afinal cada um tem seu jeito, sua personalidade, seu modo de ser e conosco não foi diferente, mas nunca me arrependi.

Cuidar de vocês que já estavam envelhecendo e precisavam de mim, foi bom e gratificante, pois sempre me senti responsável pela família e sempre fui de opinião que estava fazendo a minha parte e retribuindo tudo o que vocês, meus pais, fizeram por mim, ao me educarem e me darem conforto e segurança.

Hoje restam só nós dois e a nossa luta diária. Você com seus inúmeros e sérios problemas de saúde e eu tentando minorar esses problemas e cuidando de você com o melhor que eu possa fazer, dentro das minhas limitações, do meu modo de ser, mas fazendo tudo com muito amor e boa vontade.

Querido pai, eu peço a Deus todos os dias para que as doenças que o afligem não o coloquem em uma situação indigna para um ser humano, porque ninguém merece isso, muito menos você, que foi um ótimo filho, irmão, marido, pai, amigo, que sempre cumpriu com seus deveres e que nunca deixou sua família passar necessidades.

Peço também que continue com seu bom humor, com a sua vontade de viver, de conversar e contar as coisas da sua vida e da sua família e que as pioras no seu estado clínico não afetem esse seu lado tão bom de conviver.

Peço, enfim, que ainda fique por muito tempo entre nós, me fazendo companhia e me fazendo feliz, principalmente, por tê-lo junto a mim.

FELIZ DIA DOS PAIS, QUERIDO PAI!

FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS OS PAIS E FILHOS!

Fátima Vieira

3 comentários:

Fatita Vieira disse...

As mensagens a seguir me foram enviadas por pessoas amigas via email.

Elas receberam este texto sobre o meu pai e se pronunciaram com o que segue.

Agradeço a todas, do fundo do meu coração, por tanto carinho e, principalmente, pela força que nos passam para que a nossa caminhada seja mais leve.

Obrigada, queridas amigas e queridos amigos!

Um grande abraço para todos!

===================================================

Oi Fátima!

Primeiro fiquei emocionada com a foto dele..., está bem diferente daquela última que tiramos juntos quando estive aí em J. Pessoa ano passado, não foi? Ele não estava tão abatido como agora!

Depois, me emocionei mais ainda com tuas palavras pra ele. Puxa vida..., mulher, tu es extraordinária!
Sabe, as vezes nos meus momentos de impaciência cuidando da Mammy, lembro do jeito como tu cuidas de teu pai e fico pensando qual será a fonte que te abastece de tanto amor, tanta compaixão, tanta dedicação e especialmente de tanta brandura!

Ah amiga! Peço a Deus que te abençoe e te fortaleça cada vez mais nessa caminhada de cuidadora.
Parabéns pelo pai que tens. Parabéns pela filha que és!

Beijão,
Lu

===================================================

Ai Fatita que linda a sua mensagem, este ano eu perdi meu paizinho tão querido, tão amado! Mas a vida é assim, nos dá e nos tira e com tudo isso aprendemos muito!
Obrigada pelo seus emails, por não distanciar das pessoas distantes!
Fica com Deus, que o seu Pai tenha toda a proteção dos anjos e de Deus e consiga restabelecer logo a sua saúde.
Um grande beijo, Antoniela

===================================================

Parabéns a seu pai Fátima, e a você pelo imenso carinho e cuidado que lhe dedica.

Beijos,

Judite

===================================================

Fafá, minha irmazona, dê um beijão ao Dema por mim pelo Dia dos Pais.
Bjs Pepe

===================================================

Fátima, amiga querida!
Que mensagem linda a sua! Uma das mais bonitas e mais tocantes.
Que Deus atenda a seus pedidos e que o seu pai possa conviver com os males da idade sem perder a lucidez e a vontade de viver.
Que Deus te dê forças nessa caminhada e abençoe o seu imenso coração.
Um abraço cheio de saudade da sua alegria, da sua juventude e da sua generosidade. Para o seu pai um grande beijo nesse cabelinho tão branquinho que ele tem.
Beijos, amiga, fica com Deus e tenha uma ótima semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sua amiga,
Ivone

===================================================

Querida amiga Fátima !

Agradeço as felicitações e aproveito para enviar
aquele abraço ao teu pai e que Deus vos proteja.

Bjs
JAntonio

===================================================

Muito lindo, Fátima!
Seu pai já é muito abençoado de ter você como filha.
Um beijo,
Carla

===================================================

Querida Fátima,
Que Deus abençoe a tua dedicação, os teus cuidados e atenda os teus pedidos. A tua e a de tantos que assim procedem pela vida afora.
Beijos e um feliz Dia dos Pais!
Telma

===================================================

Seu pai é um fofo, e a bisneta uma gostosura. Parabéns amiga. Que coisa linda suas palavras
Beijos
Sheyla

===================================================

Meu paizinho já se foi há tempo. Morreu com a idade que tenho atualmente. Que felicidade a sua!!! Não tenho inveja, apenas a satisfação de saber que a minha LINDÍSSIMA amiga carinhosa tem um bom pai e pode escrever sobre ele esse texto maravilhoso. Deus me deu você, Fátima.
Antonio Carlos

===================================================

Lindo Fátima. Também penso que nós temos obrigação de apoiá-los agora, a eles que tanto nos deram quando eram jovens e fortes.

Bj

Helena Ribeiro

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga do Recife, Anatailde Crespo:

QUE LINDO, MINHA AMIGA!!
Beijo para ti e para ele, nosso pai.
Parabéns a ele por ser pai, e a ti, por tê-lo ao teu lado.
Tens plena razão quanto ao sentido comercial que "coisifica" as efemérides mais simbólicas, mas penso também, o que se nota na tua lindamente singela e singelamente linda carta ao PAI, ou seja, o importante é festejar, mesmo que seja com um abraço, um beijo, uma carícia em suas mãos, um olhar de amor dirigido aos olhos do homenageado.
Sou sempre a amiga
Tatá
Com a amizade de sempre,
Tatá

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga Vera Lúcia, de Sorocaba:

Fátima que fotinha mais linda !!!!! Nossa achei tão lindo e verdadeiro o que vc escreveu. Acho que escreve tão bem, deveria escrever um livro como já te disse uma vez. É que o que escreve dá sempre vontade le ler mais e mais .....bjs fike com Deus.