sábado, 21 de setembro de 2013

PORQUE HOJE É SÁBADO...

A ÁRVORE - UMA CRÔNICA SOBRE A REALIDADE

Cleo Lima

Uma árvore talvez fosse pouco pra ele. Dependurar-se, pular de galho em galho, colher suas frutas e saboreá-las no ato, sem cerimônia nenhuma. E a mãe que, medrosa, gritava de longe: Desce, menino!

Adolescente, recostava-se na sombra para uma soneca, para sonhar. Sonhar com a linda jovem por quem se apaixonara… Com ela, rabiscou corações flechados e iniciais que ficariam quase eternizados ali.

“Adultesceu” a olhar para o verde manso das folhas defronte sua casa. Enxergava poesia no movimento dos galhos, abria o peito, sentia o vento. Era uma sensação inigualável, inexplicável. Por vezes, chamava a linda não-mais-tão-jovem e ficavam os dois praticando o exercício da contemplação. Os sorrisos eram parte integrante do cenário, que, de tão perfeito, parecia onírico.

As crianças vieram. Logo que ensaiaram os primeiros passos, a primeira providência foi amarrar um balanço num dos galhos. E logo os pequenos já subiam, desciam, caíam e comiam os frutos. Era joelho ralado, braço roxo, picada de abelha. Viviam gargalhando lá por cima.

Os cabelos já eram poucos, totalmente brancos, quando aconteceu. Anunciou-se a construção de uma estrada. Concreto. Asfalto. Preto.

Vieram os engenheiros, vieram os políticos sorrindo sempre, vieram as máquinas. Quando foi dado o sinal positivo, não houve tempo nem para as despedidas. Os netos pequenos choraram muito. Os filhos tentaram disfarçar a lágrima que se formava no canto do olho. Em vão. Ele e a linda senhora se abraçaram, tentando consolar um ao outro, mas não era nada simples, a tarefa.

Os dois se foram no mesmo dia, parece até que tinham combinado. Após terem sido cremados, as cinzas foram guardadas na mesma urna. O filho mais velho, chorando muito, esperou as primeiras horas do dia seguinte. Caminhou sobre o asfalto implacável, urna em mãos, e sentou-se onde outrora estivera a amada árvore. Abriu a última morada dos pais. O vento, poesia pura, carregou devagarinho as cinzas pela imensidão preta da estrada. E o dia nasceu.


Nenhum comentário: