domingo, 18 de setembro de 2011

PRESENTE DE DOMINGO...

Foto: 09/04/2011

Meu presente de domingo de hoje é em homenagem ao meu pai que, além de todas as graves doenças das quais é portador, agora também foi diagnosticado com a Doença de Alzheimer.

Eu, que acho essa doença uma indignidade para qualquer ser humano, estou vendo-a materializada no meu velho e querido pai.

E não há nada que se possa fazer. A ciência, tão avançada, ainda não descobriu a cura para esse horror que é o Alzheimer.

Do fundo do meu coração só posso pedir a Deus que o leve logo para que não sofra muito.

E peço a todos que têm sido tão solidários à minha luta, que façam coro comigo nesse pedido, pois meu pai não merece passar pelo que está passando.

Fátima Vieira


POEMA A ALZHEIMER

O teu rosto querido, o teu sorriso amado
São os mesmos do passado,
E às vezes brilha o sol em ti
E as tuas palavras surgem como sempre as ouvi
Mas logo se apagam as velas iluminadas
E da tua boca emergem milagres e espadas
Onde fantasmas discutem vagamente
E onde mortos vêm ao presente:
É Alzheimer, o poeta doente.

O teu cérebro enrola linhas de um novelo passado
E o relógio que bate na tua mente
Tem o ponteiro dos anos parado
Como se quisesse fugir a um feio presente
Sem saber, Alzheimer sonha, inventa e mente.

Os fios trocados da tua cabeça tecem novelas
E como um poeta tonto, criam bagatelas.
Mas não é a vida feita de memórias
E de fios presos a um mundo infantil
E de imagens fugidias de um mundo pueril?
Sim. Alzheimer é apenas um contador de histórias.

Oh! E se é assim, não faz mal, não faz mal…
O que é a vida senão um rol de ilusões?
E para quê valorizar a lógica num mundo de aberrações?
Deixa a tua mente conosco brincar.
E não mais estar presa aos fios do tempo e do pensar.

Sim. Não faz mal, não faz mal…
E no entanto como me doem e fazem chorar
Os teus poemas sem céus de água azul
Os teus dias sem patos traçando linhas de alegria rumo ao sul
As tuas histórias sem pombas nem deuses imortais a pairar
O teu relógio sem horas grandiosas por soar.

E. Reisinho



3 comentários:

Fatita Vieira disse...

Do meu amigo PPP, por email:

Felizes da Terra!

Quando passardes ao pé dos leitos de quantos atravessam prolongada agonia, afastai do pensamento a idéia de lhes acelerardes a morte!...

Ladeando esses corpos amarrotados e por trás dessas bocas mudas, benfeitores do plano espiritual articulam providências, executam encargos nobilitantes, pronunciam orações ou estendem braços amigos!

Ignorais, por agora, o valor de alguns minutos de reconsideração para o viajor que aspira a examinar os caminhos percorridos, antes do regresso ao aconchego do lar.

Se não vos sentis capacitados a oferecer-lhes uma frase de consolação ou o socorro de uma prece, afastai-vos e deixai-os em paz!... As lágrimas que derramam são pérolas de esperança com que as luzes de outras auroras lhes rociam a face!... Esses gemidos que se arrastam do peito aos lábios, semelhando soluços encarcerados no coração, quase sempre traduzem cânticos de alegria, à frente da imortalidade que lhes fulgura do Além!...

Companheiros do mundo, que ainda trazeis a visão limitada aos arcabouços da carne, por amor aos vossos sentimentos mais caros, dai consolo e silêncio, simpatia e veneração aos que se abeiram do túmulo! Eles não são as múmias torturadas que os vossos olhos contemplam, destinadas à lousa que a poeira carcome... São filhos do Céu, preparando o retorno à Pátria, prestes a transpor o rio da Verdade, a cujas margens, um dia, também vós chegareis!...

Mensagem do Espírito André Luiz – Psicografia de Chico Xavier

Fatita Vieira disse...

Ainda do meu amigo PPP, mais uma bela mensagem por email:

Amiga Fatita,

Sempre nos contatamos por aqui com muita alegria e até brincadeiras. A mensagem que lhe mandei, achei num livro. O que lhe digo agora, parte de mim mesmo.

Sei perfeitamente o quanto é doloroso ver uma pessoa que amamos sofrendo muito. As 12 horas de agonia que meu pai passou até o instante final ecoam dentro de mim a todo momento. Chorei feito criança e ainda as lágrimas me vêm quando relembro. Mas faço o possível para relembrar meu grande amigo como um homem inteiro e cheio de bondade. Espero que Deus lhe dê muita força para acompanhar o drama do seu pai, drama que é seu também. Sabemos que a dor faz parte da vida. Não nos acostumamos com essa ideia, mas é verdade. Suporte com resignação e brilho de alma. Pelo que vejo em suas mensagens, você ama seu pai com todas as forças do seu espírito. Isto com certeza seu pai sabe, e isto com certeza dá muita garantia e confiança a ele. Não nos conhecemos pessoalmente, mas creia que sofro junto com você, mas ao mesmo tempo quero dividir um pouco de conforto espiritual. Alguns saem deste mundo de maneira estúpida, outros veem as cortinas se fecharem vagarosamente, para poderem apreciar mais detidamente o drama que é a vida. Só nos alegramos na vida, por causa da nossa criatividade em saber de alguma forma viver. Nem sempre o palco é de festa nem comédia. Reze sempre e sempre transmita para ele sua força e resignação. Os enfermos precisam de nossa auto-estima e presença constante. E sei muito bem que você tem esse alcance de personalidade. Aguente firme até onde Deus prometer. Daqui, faço minha prece por todos vocês.

Um grande abraço,

PPP

Fatita Vieira disse...

Amigo PPP,

Fiquei comovida com as belas mensagens que me enviou.

Agradeço imensamente o carinho e a solidariedade para conosco.

Precisamos mesmo de conforto como o que nos proporcionou para levarmos essa batalha adiante.

Um grande abraço!