terça-feira, 20 de setembro de 2011

ILHAS TEMÁTICAS EDUCAM MOTORISTAS DA PB NA SEMANA DE TRÂNSITO


Semana Nacional de Trânsito tem seis ilhas temáticas.

Principal atração do evento é o show dos Paralamas do Sucesso.

Depois de passar por cidades do interior da Paraíba, a partir desta terça-feira (20), as atividades da Semana Nacional de Trânsito passam a se concentrar na Praça do Povo do Espaço Cultural, na capital. O evento, que se estende até o dia 25, teve início no último domingo, no município de Areia, passando também por Campina Grande.

No local, serão montadas seis ilhas temáticas onde as mensagens de educação para o trânsito serão transmitidas através da dança, da música, do hip hop, da cultura popular, do cinema e do circo.

O público vai poder circular pela Praça do Povo participando de todas as apresentações sequenciadas. Cada circuito tem a duração média de 1h30, já que a apresentação de cada ilha dura aproximadamente 15 minutos.

Nesta tarde, às 15h, haverá a primeira apresentação do circuito das ilhas temáticas. De quarta a sexta-feira, serão realizados dois circuitos diários – um às 9h e outro às 15h. No sábado, haverá apenas uma sessão, às 17h, seguida de show da dupla Paulo Sérgio e Daniel, no Teatro de Arena, com entrada gratuita.

Ingresso para show deve ser trocado por
1kg de alimento (Foto: Luciola Villela/G1)
No domingo (24), a banda Paralamas do Sucesso fará o show de encerramento na Praça do Povo do Espaço Cultural. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. A retirada dos ingressos só será feita a partir do sábado (24), na recepção da Funesc.

Além do circuito das ilhas temáticas haverá apresentações de teatro de rua com o espetáculo itinerante “Cordel do Carro Encantado”. Na quarta-feira (21), o palco será o Ponto Cem Réis. Na quinta-feira (22), a peça será apresentada na Praça da Paz (Bancários). Em Patos e Pocinhos, o espetáculo será apresentado em praça pública nos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente.

Circuito das ilhas temáticas
1ª Ilha- Dança

Os passos da dança contemporânea norteiam o espetáculo “Em Trânsito” que aborda a importância do uso obrigatório do cinto de segurança e as consequências do não uso. Composta por 4 músicas, o número completo tem duração de 16 minutos e é a primeira a se apresentar dentro do roteiro do circuito das 6 ilhas que formam a parte artística educativa da Semana do Transito montada na Praça do Povo da Funesc.

2ª Ilha – Circo
Na ilha de circo, os artistas apresentarão a peça “Bebê Carona”. Envolvendo o universo circense com toda a sua magia e humor, a performance mostrará uma ocasional ida da família à praia em um domingo ensolarado. No meio do caminho, eis que aparece um mau motorista que não respeita as leis de trânsito.

O desenrolar da trama mostra a importância do uso da cadeirinha do bebê, buscando conscientizar os pais, fazendo com que o mau motorista reconheça seu erro e mude sua atitude em relação à vida. Com consciência, humor e graça os artistas Odessio Cabeça e Kleber Marone, com seus truques e números de circo, juntam-se à Família Los Iranzi para esta aventura de fazer valer a lei do uso da cadeirinha para as crianças no banco traseiro do carro.

3ª Ilha - Cinema
Na ilha de cinema da Semana de Trânsito haverá apresentação de um vídeo educativo alertando sobre a importância do uso do capacete para motociclistas, os perigos da combinação entre drogas e direção e a importância da atuação das blitze. Nas sessões, haverá a participação de dois monitores que receberão as escolas e apresentarão o documentário, um no turno da manhã e outro à tarde.

4ª Ilha – Cultura Popular
A programação da ilha de cultura popular nesta terça-feira conta com apresentação do cantor Escurinho acompanhado pelo guitarrista Alex Madureira com seus cocos e emboladas. Na quarta-feira (21), quem se apresenta é o repentista Oliveira de Panelas, nas sessões das 9h e 15h. Ele fará outra apresentação na sexta, pela manhã. Na quinta-feira, Escurinho fará apresentações pela manhã e à tarde.

Na sexta à tarde e sábado à tarde, a estação de cultura popular será animada pela agremiação carnavalesca Tribo Tupi Guarany. A tribo fará apresentação de folguedo popular. Todos os grupos trabalharão a partir do slogan do Denatran, desenvolvendo temas como uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, conscientização sobre o uso de celular ao volante e consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, respeito à faixa de pedestre, uso do capacete e equipamentos essenciais de segurança.

5ª Ilha - Hip-hop
O gênero foi escolhido por ser algo genuinamente urbano, portanto, dentro da sistemática do trânsito e dos cuidados necessários para evitar acidentes. Através de uma instalação multimídia com carros batidos interagindo com os elementos da cultura do hip-hop com projeções, será realizada performance com grafitagem nos carros, enquanto um DJ realizará a discotecagem. O MC manda a mensagem de não violência no trânsito ao mesmo tempo que dançarinos de break se apresentam.

O estande contará com a presença do Coletivo Interativo do Circo (CIC) fazendo o break dance, os graffiteiros G2, Ross Tavares, Cyber, Persect e Giga Brow na graffitagem, o DJ Til Dal na discotecagem e o MC Essyaga como mestre de cerimônia.

6ª Ilha - Música
A ilha de música contará com performance do grupo Varadouro Groove Orchestra. São seis baterias, guitarra, baixo e metais. O foco da apresentação será percussivo onde os 11 músicos que integram o projeto executarão músicas voltadas para a temática do trânsito e com enfoque voltado para o slogan “Pare, pense, mude!”, seguindo a proposta do Denatran. As apresentações do grupo começam na tarde de terça-feira (20) e seguem até o sábado (24).

Nenhum comentário: