terça-feira, 12 de julho de 2011

12 de julho - 450 anos da belíssima Catedral de São Basílio


CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO

A Catedral de São Basílio localiza-se na Praça Vermelha em Moscou, na Rússia.  Construída sob a ordem de Ivan IV da Rússia, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV.


O edifício original, conhecido como "Igreja da Trindade" e depois como "Catedral da Trindade", continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central. A décima igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo venerado local Vasily (Basílio). Nos séculos XVI e XVII a catedral, considerada o símbolo terreno da "Cidade Celestial", era popularmente conhecida como "Jerusalém" e serviu como uma alegoria ao Templo de Jerusalém no desfile de Domingo de Ramos com a presença do Patriarca de Moscou e do czar.


O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa. A catedral antecipou o clímax da arquitetura nacional da Rússia no século XVII.

A catedral tem operado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928. Foi completamente secularizada em 1929 e, em 2010, continuou a ser uma propriedade federal da Federação Russa. A catedral é  Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.

Fonte: Wikipédia

Imagens Google


Nenhum comentário: