sábado, 9 de fevereiro de 2013

PORQUE HOJE É SÁBADO...




João Amazonas e Capiba

CAPIBA VAI CANTAR

Felipe Holder

Recife, final de 1989. Segundo turno das eleições presidenciais. Na avenida Dantas Barreto, no centro da cidade, mais de cem mil pessoas (segundo os jornais, a Polícia Militar e os organizadores) aguardavam espremidas pelo comício de Lula - talvez o maior que a cidade já viu até hoje.

Tinha tanta gente que não era possível tirar o pé do chão. Quem tirasse corria o risco de não conseguir pôr de volta e virar saci por um bom tempo. Parecia um desfile do Galo da Madrugada, só que ninguém podia se mexer.

Do meu lado, uma maluca dizia uma bobagem por minuto. E cada besteira era reprimida por outra mulher que estava ao seu lado, que sempre pedia pra ela ficar calada. Lá pelas tantas, quando João Amazonas apareceu no palanque para discursar, a doida gritou:

- Capiba vai cantar!

Aí eu não agüentei. Soltei uma gargalhada e disse a ela, educadamente:

- Não, minha filha. Nem ele vai cantar, nem ele é Capiba. Quem está ali do lado de Lula é João Amazonas, presidente do PC do B. Capiba não canta, nunca cantou. Só compõe. Cá pra nós, eu acho que Lula é capaz de muita coisa, mas não de fazer Capiba cantar. Se ainda fosse Ariano Suassuna...

Eu pude ouvir a amiga reclamar da maluca:

- Tá vendo? Por que não fica calada? Não tô a fim de passar vergonha não.

Nesse momento as duas foram embora. E eu continuei sem conseguir conter o riso. Não é que os dois se pareciam mesmo? (Veja a imagem aí do lado. João Amazonas - como não poderia deixar de ser - é o da esquerda). Da distância que a gente estava - no mínimo uns 500 metros - ninguém seria capaz de distinguir os dois, se eles aparecessem juntos. Parecidos eles eram mesmo, mas de onde a maluca teria tirado a idéia que Capiba ia cantar? E logo num comício de Lula? Tem doido pra tudo. Principalmente em Pernambuco.

E eu digo "principalmente em Pernambuco" porque é preciso ser muito doido pra chutar um número desses. Mais de cem mil? Como chegaram a esse número? Só pode ter sido exagero. Sim, nós pernambucanos temos mania de exagerar. Principalmente nos números. Somos, em bom pernambuquês, esparrentos.

Dizem que mais de um milhão e meio de pessoas acompanham o Galo da Madrugada todo ano. Saiu até no Guiness Book! Há quem acredite. Eu não. Nem tendo esse número o aval do famosíssimo Livro dos Recordes. É mais fácil eu acreditar que Capiba poderia ter cantado naquele dia. :)


 

Nenhum comentário: