segunda-feira, 25 de junho de 2012

FRANS KRAJCBERG – NATUREZA EXTREMA


A arte grita em favor do meio ambiente

A Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes realizará em 29 de Junho a partir das 18h a inauguração do novo prédio do complexo arquitetônico que compõe esta unidade de educação e cultura, localizada num dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba no Extremo Oriental das Américas, a Estação é hoje referência como espaço na difusão do conhecimento.

Construída com a assinatura do arquiteto Oscar Niemayer e planejada para abrigar o museu de ciência, espaços expositivos, auditório, salas de convenção, anfiteatro e sala de práticas educacionais, que atende hoje a estudantes das redes públicas e privadas de ensino, turistas, cidadãos pessoensses, produtores culturais e artistas que buscam aqui muito além de uma belíssima paisagem.

A Estação cresce e, atendo ao sonho da classe artística paraibana a Prefeitura Municipal de João Pessoa presenteia a sociedade com a Estação das Artes. Equipamento projetado pelo arquiteto Amaro Muniz com galeria de arte, reserva técnica, restaurante, espaço administrativo e salas de convenções, que homenageiam quatro ilustres personalidades da cultura: o Cineasta Linduarte Noronha, o músico Pedro Santos, o artista plástico Jackson Ribeiro e a arquiteta Eliane Freire, esta justa homenagem pensada pelo Prefeito Luciano Agra reconhece a enorme contribuição que cada uma delas deu em vida as artes na capital.

A programação inaugural deste templo das artes em João Pessoa está repleta de atrações imperdíveis, a começar pelas obras dos artistas plásticos Clóvis Jr. Fred Svendsen e Francisco Brennand pertencentes ao acervo permanente da Estação e instaladas nesta nova unidade.

A exposição inaugural Frans Krajcberg – Natureza extrema traz a João Pessoa o maior escultor vivo do mundo, cujo título Grande Prêmio Enku foi recebido este ano no Japão, o ativista ambiental exibirá pela primeira vez na capital paraibana o seu grito em favor das florestas, Frans Krajcberg nasceu na Polônia e escolheu o Brasil como morada, reside em área reflorestada por ele na cidade de Nova Viçosa no Sul da Bahia, sua belíssima residência localizada em cima de uma arvore, seu cotidiano, seu exemplo de vida e, sobretudo sua arte que transforma arvores calcinadas em esculturas, nos chama a repensar nossas posturas frente à natureza, nos convoca a ações concretas para preservação ambiental, nos inclui na legião de potencias guardiões do futuro do planeta.

A trajetória artística do ambientalista Krajcberg e seu exemplo de vida denotam seu compromisso com a natureza. A Estação Cabo Branco em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente firmaram o compromisso desta gestão com a cidade e acordaram com o artista o compromisso de plantar 5000 arvores, realizará também no dia 30 de Junho no auditório da Estação a 5ª Edição do Seminário o Grito de Krajcberg, uma realização do artista que visa à ampla discussão do tema preservação ambiental, a programação do seminário contará com a ilustre presença do escritor amazonense Thiago de Mello, da produtora Lucenilde Araújo, com uma palestra do Krajcberg e o lançamento do Filme O Grito, produzido pela jornalista Renata Rocha o Filme é narrado por Maria Betânia e a trilha sonora, assinada por Camilo Fróes e Jarbas Bittencourt.

A realização da exposição, o plantio de arvores, o seminário o grito, a vasta programação cultural pensada pela curadoria da Estação Cabo Branco, pela Direção de Eventos e pela Gestão Educacional para o ano de 2012, e demais setores e Secretarias Municipais envolvidas com esta obra, dão o tom da competente equipe, harmoniosa melodia que une amor pela cidade e, sobretudo compromisso com a vida.

Este espaço pensado para exposições de padrões internacionais, abre com chave de ouro as portas para o cidadão paraibano e para o cidadão do mundo.

Sejam todos bem vindos!!!

Lúcia França
Curadora Geral
Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes


Nenhum comentário: