segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COINCIDÊNCIA OU SORTE???

Como eu disse no ESTA SOU EU!, ali, à direita do blog, não sou escritora nem pretendo ser. Fiz este blog por curiosidade e ele passou um ano desativado, como podem ver pela data da primeira postagem e da seguinte.

Agora resolvi dar uma movimentada nele e vou escrever passagens da minha vida que me marcaram, emocionaram ou foram, simplesmente, engraçadas, no meu ponto de vista, claro, esperando que sejam para vocês também. Entre uma e outra baboseira que escrever, vou postando coisas de outras pessoas, desde que goste ou ache útil.

Hoje vou contar um caso que aconteceu comigo há alguns anos e que não sei classificar se foi coincidência ou sorte.

Digitadora
 Comecei a trabalhar na Sudene, na subsidiária Conesg, que não existe mais, como digitadora, mas cansei e fui ser recepcionista. Depois fui trabalhar como secretária, pois já estava fazendo o curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Pernambuco.

Eu era secretária de diretoria e os diretores eram, hierarquicamente, um cargo logo abaixo do superintendente e do superintendente adjunto. Fui secretária do Diretor de Incentivos, que lidava com o dinheiro do Finor, que financiava os empreendimentos e depois fiquei em uma única diretoria, a de Infra-Estrutura, que mudou de nome algumas vezes, como também de diretor, só não de secretária, que era eu.

Recepcionista
Como é de conhecimento público, secretária fala com meio mundo de gente. Do contínuo aos diretores, superintendentes, presidentes, etc, etc, etc. Dr. Firmino Sampaio, que era o Chefe de Gabinete de Paulo Souto, que foi superintendente da Sudene e governador da Bahia, dizia que preferia falar com as secretárias que com os chefes, pois muitas vezes elas sabiam mais e resolviam mais que seus chefes. E ele tinha razão! Quando tirei as férias da secretária dele e me pedia para fazer uma ligação para algum tamporoso, ele falava primeiro com a secretária. Nunca teve a arrogância de muitos graduados de só querer falar com o chefe.

Pois bem, nesse cargo eu falava com vários deputados de todo o Nordeste e de MG também, já que o Norte daquele Estado também fazia parte da área de abrangência das ações da Sudene. Na época meu chefe era Marcelo Cabral, um cabra muito decente e correto, com quem eu tive o maior prazer de trabalhar. Ele era tão decente que enfrentou o General Nilton Rodrigues, um linha dura, que foi superintendente da Sudene, numa reunião com todos os diretores e ali mesmo, na frente de todo mundo, pediu demissão do cargo por não aceitar uma imposição do General. Grande Marcelo Cabral!

Secretária
 Em MG havia um deputado chamado Fernando Diniz, que ligava muito para falar com Marcelo Cabral para tratar dos projetos de infra-estrutura do seu Estado. Ele era muito educado e sempre falava comigo antes de falar com o chefe.

Nós, as secretárias da Sudene fizemos muitos cursos de reciclagem, assim como participamos de congressos, seminários, simpósios, etc, tudo para aprimorar o nosso desempenho na função. Muitos desses cursos aconteceram na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, sediada em Brasília, no final da Asa Sul.  Eu fiz uns 3 ou 4 cursos lá.

Em 1993, em plena CPI para apurar o caso dos anões do orçamento, fui fazer um desses cursos na ENAP. E eu tinha muita vontade de ir até o Congresso para tentar assistir uma sessão plenária normal, assim como uma sessão da CPI. E fui.

Turma do Curso de Atualização para
Secretários, na ENAP, em 1993
Antes vou fazer um adendo. Desde a época que era recepcionista, conheci na Sudene o Deputado José Múcio Monteiro, que freqüentava as reuniões do Conselho Deliberativo, homem que considero belíssimo, além de simples, gentil e educado. Quando fui trabalhar como secretária da Diretoria de Incentivos, falava com ele com freqüência, pois, como todos os outros, ia atrás dos projetos sobre os quais tinha interesse. O diretor de plantão na época não gostava de falar com ele e o boato era que José Múcio não pagava a propina que ele pedia, então era escanteado. Eu nunca vi nada, por isso não posso confirmar ou desmentir tal história.

Mas voltemos à Brasília. Como só tinha aula na ENAP pela manhã, uma tarde fui até o Congresso tentar entrar no plenário para assistir uma sessão. Na portaria falei com um recepcionista e ele me disse que não seria possível, a não ser que eu conhecesse algum deputado que pudesse me introduzir no plenário. Lembrei imediatamente de José Múcio. Perguntei onde era o gabinete dele e o rapaz me informou que ficava no prédio anexo. Desisti de ir procurá-lo porque era em outro prédio. Quando já estava indo embora, voltei e perguntei por Fernando Diniz, aquele de MG e com quem eu falava sempre por telefone. Qual não foi a minha surpresa quando o rapaz me disse: “ele está passando atrás da senhora neste exato momento”. Quase não acreditei!

Foto do Plenário da Câmara, sem flash
para não chamar a atenção
Fui atrás dele e me apresentei como a secretária de Marcelo Cabral da Sudene, com quem ele falava sempre. Ele lembrou de mim na hora, então falei que estava querendo ver a sessão da Câmara e se ele podia me levar ao plenário. Sem problema, respondeu ele. E lá fui eu, junto com Fernando Diniz, passando pelo salão verde e entrando no plenário da Câmara, no local onde ficavam os assessores e convidados dos deputados e junto às cadeiras destinadas a eles, com seus famosos pianinhos. A única recomendação que me fez foi de que, se perguntassem quem eu era, dissesse que era assessora dele. Fiquei até o final da sessão e matei a minha curiosidade.

Mas as coincidências ou sorte, sei lá, não pararam por aí.

Na noite desse dia fui a um barzinho com a minha amiga Help, servidora da Sudene em Brasília e que estava me hospedando na casa dela. No barzinho encontramos José Eugênio Monteiro, que foi casado com uma ex-colega minha do curso de jornalismo, funcionário da Caixa, parceiro de João Nogueira na música Nó na madeira e um bebedor dos bons! Ficamos papeando com ele, que já estava um pouco alto e eis que chega Roberto Freire, que tinha sido paraninfo da minha turma de Secretariado Executivo e eu, que era da comissão de festa, fui a encarregada de ir fazer o convite a ele e de recepcioná-lo no dia da colação de grau.

Praça dos Três Poderes,
em frente ao Palácio do Planalto
Contei isso a José Eugênio. Ele, do alto dos seus vários whiskys, chamou Roberto, me apresentou, disse que ele foi meu paraninfo e perguntou se ele lembrava de mim. Roberto olhou, olhou e, para minha surpresa, confirmou que me conhecia e disse o detalhe de ter sido mesmo paraninfo da minha turma, onde tinha sido a colação de grau, etc, etc, etc. Conversamos todos mais um pouco e eu e a minha amiga fomos para casa.

No dia seguinte foi uma festa no curso quando contei que tinha assistido a uma sessão da Câmara. Me chamaram de afoita, metida, enxerida e coisas afins.

À tarde, resolvi voltar ao Congresso, dessa vez para tentar entrar na sessão da CPI dos anões do orçamento. Era querer demais, né não? Demais ou não, eu fui!

Assim que desci do ônibus, caiu o maior toró e eu fiquei quase encharcada. Mesmo assim fui atrás do meu objetivo. Como já sabia dos caminhos lá de dentro, fui direto a um banheiro para me enxugar um pouco e me recompor depois do toró. Fiz isso e saí do banheiro pensando no que faria para chegar à CPI e entrar.

Quando já estava do lado de fora e me encaminhando para os lados da sala da CPI, eis que surge na minha frente Roberto Freire! Quase não acreditei! Fui cumprimentá-lo cheia de más intenções.

No Panteão da Liberdade
 Perguntei se lembrava de mim da noite anterior e ele disse que sim. Aí, na maior cara-de-pau, disse a ele que queria ver a sessão da CPI dos anões. Sem problema, disse ele também. Sorte demais, né não? Saímos então para os lados da sala da CPI, não sem antes ele parar duzentas vezes para conversar com os colegas que encontrava (Genoíno, Mercadante, que eu acho um lindão também e outros que não lembro agora).

Entramos pela parte de trás da sala, onde ficava a imprensa e no exato momento em que Roberto Magalhães, Deputado por Pernambuco e relator da Comissão, apresentava um cheque que um dos envolvidos tinha recebido como propina. Freire me largou lá e saiu pela outra porta para resolver suas coisas. Permaneci na sala por umas 2 ou 3 horas ainda, junto aos jornalistas e bem quietinha, quase invisível, para não me expulsarem.

No outro dia foi outro fuzuê e mais brincadeiras dos colegas de curso por conta da minha audácia e da minha sorte.

Ao longo da minha vida amealhei muitas outras histórias de coincidências ou pura sorte, como essas. Algumas foram engraçadas, outras complicadas e umas poucas impublicáveis porque comprometem pessoas. Muitas me deixaram perplexa e sem acreditar como aquilo podia me acontecer, mas aconteceu...

10 comentários:

Carla disse...

Eita, Fátima, sorte mesmo, heim! E duas vezes seguidas!
Agora fiquei curiosa pra saber dos outros "causos" de sorte na sua vida... rssss
Beijão,
Carla

Anônimo disse...

Fafá eu acrdito muito em destino, e estar no lugar certo na hora certa!!

Fatita Vieira disse...

Carlinha,

Quando eu for me lembrando dos "causos", vou contando por aqui. Aguarde!

Beijos!

Fatita Vieira disse...

Anônima(o),

Eu também acredito nisso, visse?

Mas o que mais me deixou boba foi o Fernando Diniz estar passando atrás de mim exatamente naquele instante. Jamais vou esquecer esse episódio.

Beijos!

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga Ivone, ex-colega da Fundaj, no Recife, por email:

Que delícia ler seus "causos"!
Saiba que complementando essa sorte "arretada", você desfruta muito bem dos dons que Deus lhe deu: você é simpática, carismática, alegre, um sorriso sincero, competente, cativante e tudo isso aliado à sorte, só podia dar no que deu!
Boa sorte, amiga, uma ótima semana pra você!!

Fatita Vieira disse...

Vige, quanto elogio, Ivone! Assim eu fico vermelha e encabulada. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Obrigada, querida, pelo carinho e boa vontade para comigo.

Beijos!

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga Vera Lúcia, lá de Sorocaba, por email:


Mas falando sério!!!!!!!!!! é sorte mesmo viu!!!!!!!!!! e vc deveria escrever sim um livro, não estou querendo fazer média não, não sou deste tipo. Sempre que posso leio o que escreve e gosto muito, fiquei um pouco tristinha com a história de seu irmão. Inclusive qdo te conheci fiquei com vontade de perguntar muitas coisas, mas me contive pois as vezes a pessoa não está muito a fim de mexer no passado, e eu respeito isto nas pessoas. Tudo tem seu tempo certo acredito. Continue escrevendo, com certeza continuarei lendo. bjsssss fike com Deus.

Fatita Vieira disse...

Vera,

Tive uma sorte danada, mesmo!

E pode perguntar o que quiser, querida. Responderei com o maior prazer.

Obrigada por ler e gostar dos meus textos.

Beijos!

Fatita Vieira disse...

Da minha amiga Verônica Souza, pernambucana morando no CE há anos, por email:

Oi amiga, partindo de vc...tudo é possível, até as coincidências. Vc é ousada, determinada, inteligente e enxerida tb. Qt a não ser escritora...não é, pq não quer. Vá em frente. Vc sabe desenvolver um texto com muita sabedoria e clareza. Pode começar viu? Quero ler o rascunho, de seu primeiro livro. Bjs

Fatita Vieira disse...

Querida Verônica,

As suas palavras gentis e elogiosas são de uma amiga muito querida e amiga é pra essas coisas mesmo!

Já se deu conta que vamos comemorar 40 anos de amizade este ano? Merecemos uma comemoração, não é?

Beijos!