terça-feira, 2 de junho de 2009

PAIXÃO DO MENINO DEUS - A VISÃO DE UMA SIMPLES ESPECTADORA


















Fátima Vieira

A Paixão do Menino Deus, espetáculo encenado ao ar livre, de graça, no centro de João Pessoa, com apoio da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa, conta a Paixão de Cristo, contextualizada nos dias atuais, com atores amadores e outros com anos de experiência, dirigidos por um diretor experiente e que também é o autor do texto, Tarcísio Pereira.

É a história de Emanuel*, filho de Mariana e Zé Carpinteiro, um rapaz que tenta resgatar seus companheiros da periferia, das drogas e dos crimes. E seu amor ao próximo e a sua determinação surtem efeitos positivos, mas desgostam os traficantes e os chefes de gangues. E Emanuel é raptado, torturado e assassinado.

A história tem todos os elementos da Paixão de Cristo tradicional, mas todos modernizados (a "ressurreição" de Emanuel acontece num hospital e é feita por médicos) e Jesus Cristo, tal qual como o conhecemos, está presente o tempo todo, contando o seu sofrimento e em diálogos com Emanuel.

Confesso que esperava menos, dentro da minha visão de simples espectadora e pelo pouco tempo que o grupo teve para ensaiar, mas o que vi foi um espetáculo lindo, bem encenado, cheio de recursos tecnológicos, muita luz, muita música, com a Orquestra de Câmara e coral, regidos pelo maestro Eli-Eri Moura, além dos atores que também cantam,o que poderia até classificá-lo como um musical. A coreografia hip hop também tem vez no espetáculo, perfeitamente inserida no contexto dos personagens.

Além da mensagem de doação e amor ao próximo, também vimos um recado ecológico e sobre o exercício de cidadania, com os anjos da peça indo ao palco, sempre que necessário, com um cesto onde se lia a palavra LIXO, apanhar latas e tudo o que era largado lá pelos atores, por exigência da cena.

O público assistiu atento e em silêncio. E o final não poderia ser outro senão o da ascensão de Jesus Cristo aos céus, cena que sempre emociona, em qualquer contexto. Os aplausos do público foram todos merecidos.

---------------------------------------------
* Emanuel, (nome próprio hebraico que, traduzido, significa "Deus conosco"), é um nome profético que se referia à vinda do filho unigênito de Deus à Terra, frequentemente usado para se referir a Jesus Cristo, por este cumprir dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias no Antigo Testamento, inclusive uma muito conhecida, do profeta Isaías, que dizia: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel" (ver Isaías 7:14 e Mateus 1:20-25). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emanuel

Abril/2009

Nenhum comentário: