terça-feira, 2 de junho de 2009

MINHA VOLTA PARA JOÃO PESSOA



Fátima Vieira

Amanhã (22/12/2008) faz exatamente um ano que voltei para meu torrão natal, João Pessoa.

Voltei para ter uma melhor qualidade de vida, para ficar perto da minha família, da minha paixão e tenho certeza que foi uma atitude bastante acertada.

Recife foi e será sempre muito querida para mim. Lá consegui as coisas que hoje vim desfrutar aqui: bom emprego e estudo... Também foi lá que fiz grandes amizades, tive grandes paixões, algumas decepções e as piores coisas que poderiam me acontecer: perder minha mãe e meu irmão... Mas tudo isso faz parte da vida e serviram para o meu crescimento.

Voltar para cá, depois de 53 anos fora e 51 em uma mesma cidade, me deixou um pouco apreensiva, afinal mudanças sempre nos causam um certo temor, mas foi tudo muito melhor do que eu pensava.

As famílias da minha mãe e do meu pai são grandes e todos nos receberam e nos tratam muito bem! Tenho aqui tias, tio, primas e primos e no Recife tinha só meus dois sobrinhos e minha cunhada, além dos amigos, claro!

Moro num apartamento muitíssimo melhor do que eu morava no Recife (o prédio tem até piscina), perto da família e também da minha paixão. Meu bairro, Jaguaribe, um dos mais antigos da cidade, é muito agradável, tem muitas casas, pouquíssimos prédios e fica perto de tudo: comércio, médicos e para a praia são só 7km. A rede de médicos da Geap (meu plano de saúde) na Paraíba, é tida como muito melhor que a de Pernambuco. E até hoje todos os médicos que procurei, com uma única exceção, não me decepcionaram, muito pelo contrário!

Às quartas-feiras, pertinho de casa, há uma feira que dura o dia inteiro e é considerada a melhor de João Pessoa. Tenho a Mata do Buraquinho, uma reserva de mata atlântica, como vizinha e na minha casa não faz calor. No inverno ficava o tempo todo com a porta e a janela da varanda fechadas, de tanto frio que fazia. Nem precisava ligar ventilador nem ar condicionado para dormir. Também não tem muriçoca, como tinha no Recife. O trânsito é infinitamente melhor que o do Recife. E aquela história de "motorista da Paraíba", é só puro preconceito mesmo! Não vejo os motoristas usarem as buzinas como no Recife e dar a vez para o pedestre, é uma constante por aqui. Também temos violência, mas ainda é muito seguro morar nesta cidade.

Além dessas coisas, estou fazendo um trabalho voluntário na Rede Feminina de Combate ao Câncer na Paraíba, que está sendo pra lá de gratificante para mim. Estar com os portadores de câncer que fazem quimioterapia, uma vez por semana, me traz uma sensação tão boa de estar sendo útil que ninguém pode imaginar... E sinto não poder dedicar mais tempo a esse trabalho, pois preciso ficar com meu pai, que já tem 86 anos e precisa de companhia.

Também já fiz algumas boas amizades e até já fui citada em coluna de jornal (uau!!!), portanto, já estou até famosa.

Meu pai está adorando morar aqui, pois sempre teve vontade de voltar. Ele, que morava neste mesmo bairro, antes de irmos embora, lembra das pessoas, de onde moravam, de quem era quem e de fatos da história dos quais presenciou alguns. E está muito, muito contente por tudo!

Essas simples palavras são para dizer da minha felicidade por estar aqui e que não deixem de conhecer João Pessoa, seu povo, suas belezas naturais e se quiserem mudar para cá, aposto que não irão se arrepender.

Dezembro/2008

Nenhum comentário: