sábado, 5 de outubro de 2013

PORQUE HOJE É SÁBADO...

E A PRIMAVERA?

Paulo Reims

A primavera, no hemisfério sul, se iniciou no dia 22 de setembro. Coincidentemente, em frente à minha residência, um pequeno pé de Ipê amarelo, estreou suas primeiras flores, logo ao dia seguinte, saudando a estação primaveril. Eu me pergunto até quando poderemos contemplar esta beleza natural! A seguir avistei, estendida aos pés da colina onde moro, a planície com muitas e grandes árvores de Ipês, cobertas de flores amarelas, também parecendo uma enorme sala de recepção, com muitos tapetes arredondados e amarelos, um quadro verdadeiramente belíssimo.

Havia um velho ditado: Ipê floriu, não geará mais! Usei o verbo no passado porque este ditado já foi vencido. Já vi uma árvore de Ipê, frondosa, carregada de flores amarelas e, em seguida, contrariando o ditado popular, veio uma grande geada; logo após, o sol brilhou e as flores todas murcharam e secaram.

Já passou o tempo das estações bem definidas. Já presenciei geada antes do início do outono, e tive que vestir agasalho em plena estação de verão, tudo isto no Estado de Santa Catarina. Perguntamo-nos tantas vezes pela causa de tantas alterações climáticas; não é difícil de responder: degradação ambiental! Quem são os responsáveis? Todos nós!

Faz quinze dias que presenciei uma cena triste e, evidentemente, reagi. Um pré-adolescente, junto de seu pai, terminava de tomar algo que estava contido numa garrafa pet, e ao terminar de beber o último gole, arremessou a garrafa numa moita de capoeira, como se a quisesse camuflá-la, e ao mesmo tempo esconder seu próprio gesto reprovável. O fato de querer esconder o erro significa que o reconhece, mas continua persistindo no mesmo. Seu pai nada lhe falou, quem sabe o filho o imitava!? Mas eu reagi dizendo: ei, mocinho, que coisa feia, peguei você com a boca na botija! Você nunca ouviu dizer que este tipo de lixo leva mais de cem anos para se decompor na natureza? E que vai entupir os bueiros, causar enchentes, e ser levado pelos córregos, depois pelos rios, até chegar ao mar, enfim, que faz muito mal para todas as criaturas?

Saíram caminhando sem ajuntar a garrafa, e sem dizer nada. Minha esperança é que em uma próxima vez que for ter este gesto a sua consciência não o permita, pois no seu inconsciente ficará o meu alerta que o lembrará de que não somente as câmeras de vigilância poderão filmá-lo, mas que existem muitos olhares voltados para os pequenos e grandes vilões da natureza.

Exemplifiquei um pequeno vilão que junto a outros produzem grandes estragos, mas não posso deixar de mencionar um grande, entre muitos vilões. Foi no dia 24 de setembro, dois dias após o início do calendário primaveril, que teve início um incêndio em um dos armazéns da Global Logística, em São Francisco do Sul-SC. Uma imensa e densa nuvem de gases tóxicos se formou, e se espalhou até o litoral paulista. A grande mídia, que também está nas mãos dos que pensam antes no dinheiro, divulgou que não faria mal a ninguém, o máximo que poderia acontecer seria algumas irritações nos olhos, garganta e pele das pessoas que ficassem expostas à fumaça. Como se isso não fosse o bastante, sabemos que as consequências não são só estas. É por conta de tantos gases tóxicos, e uso indiscriminado de fertilizantes, agrotóxicos, e outros produtos lançados na terra, na água e no ar que a incidência de cânceres e outras doenças vão avançando, e a natureza vai definhando.

As terras brasileiras, nas mãos de poucas pessoas, são alarmantemente desmatadas para pastagens e para a monocultura..., com o uso abusivo de agrotóxicos e sementes transgênicas que comprovadamente trazem mais lucros para poucos e mais doenças para muita gente inocente e desinformada.

A PEC 215, defendida especialmente pela bancada ruralista, ganha força em detrimento dos originários donos desta terra, os indígenas. Estão tentando, de todas as formas, retirar do poder executivo, e passar para o poder legislativo, a demarcação das terras indígenas. São injustiças clamorosas que além de continuar a dizimar os povos indígenas, como sempre fez a elite deste país, se aprovada esta PEC vão desmatar sempre mais, para avolumar suas contas nos paraísos fiscais. É exatamente este o objetivo. Temos um Congresso Nacional com bons representantes do povo, mas com muitos mercenários, e que lá chegaram com nosso voto. Precisamos refletir muito para não votar em quem nos quer matar, de forma aberta ou sorrateira...

Quando a natureza deixar de florir e der seu último suspiro, e nós juntos agonizarmos por falta de oxigênio, é que vamos descobrir o quão néscios fomos em não reconhecer que formamos um todo com o universo. E as manifestações nas ruas não manifestaram nada disso...
“Brasil, México e Peru encontram-se entre os 10 países do mundo que mais contribuem à degradação ambiental, de acordo com a "Avaliação do Impacto Ambiental Relativo dos Países”, realizada pelas Universidades de Adelaide (Austrália), Princeton (EUA) e Nacional de Singapura”.

Realmente, o gigante acordou com cataratas nos olhos por conta de tanto veneno e todo tipo de imundice lançados na natureza; e que a paisagem verde, sempre mais diminuta, não está dando conta de processar.

Portanto, nos ajudem, também, os médicos estrangeiros nas cirurgias de cataratas a tirar nossas viseiras, para que possamos ver, agir, viver, conviver com todo o universo, de forma fraterna, harmoniosa e respeitosa, e assim podermos continuar a contemplar as paisagens primaveris.

01/10/2013


Nenhum comentário: