quarta-feira, 18 de abril de 2012

CASAMENTO IGUALITÁRIO




Jean Wyllys lança campanha nacional pelo casamento civil igualitário na PB

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) estará em João Pessoa (PB) nesta quinta-feira (19), para o lançamento da campanha nacional pelo casamento civil igualitário.

A capital paraibana será a segunda cidade no Brasil a receber a campanha após o lançamento nacional, na última semana, no Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no Sebo Cultural, a partir das 19h, e contará com a presença da cantora Renata Arruda, das drags Dyke e Like, do Procurador do Trabalho Eduardo Varandas, do cineasta Bertrand Lira, da vereadora Sandra Marrocos (PSB-PB), do presidente nacional do Centro de Tradições Afro-Brasileiro, Pai Beto Monteiro, da coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da UFPB, Maria Nazaré Tavares Zenaide, ativistas do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT), e representantes da sociedade civil organizada.

Para o deputado, é estratégico que o Nordeste seja a segunda região a receber a campanha tendo em vista as estatísticas, que a colocam como uma das regiões que mais registram crimes de ódio motivados por homofobia.

“Os Estados do Nordeste têm grandes índices de homofobia, o que acontece porque nesta região o machismo, o sexismo e a homofobia, vigoram com mais força do que em outras regiões”, diz Wyllys. Segundo o deputado, a aprovação da PEC do casamento civil igualitário é estratégica para o enfrentamento da homofobia social em médio e longo prazo:

“Se a gente faz com que o Estado reconheça essas uniões estáveis como família e a gente conquista o direito à adoção, a gente cria uma cultura do respeito da diferença”, explica.

A campanha será lançada em vários estados e, nessa primeira fase, conta com o apoio de artistas como Arlete Salles, Chico Buarque, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Ivan Lins, Wanessa, Mônica Martelli, Mariana Ximenes, Ney Matogrosso, MV Bill, Alexandre Nero, Gutta Stresser, Sérgio Loroza, Tuca Andrada, Cláudio Lins, Alexandra di Calafiori, Preta Gil, Maria Ribeiro, Fabiula Nascimento, Rita Sibeiro, Sandra de Sá, Jusara SIlveira, Marian de Morais, Neville d’ Almeida, Luiz Carlos Lacerda, Robert Guimarães, Fabiana Cozza e Lan Lan.  Todos os artistas participaram da campanha de forma gratuita e solidária.

 Os vídeos oficiais da campanha podem ser vistos no site www.casamentociviligualitário.com.br.

A campanha é um movimento apartidário e plural que busca expressar e mobilizar o apoio de diversos setores da sociedade brasileira à proposta de emenda constitucional (PEC) para legalizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo proposta pelo deputado Jean Wyllys e pela deputada Erika Kokay.

Wyllys é o primeiro parlamentar gay assumido que colocou seu mandato no Congresso a serviço da luta pela igualdade e a dignidade das pessoas LGBT e de outras minorias.

 “Esta campanha é de todas e todos, e esperamos contar com a participação e o compromisso de líderes de todos os partidos para construirmos juntos no Congresso uma coalizão pela igualdade que permita a aprovação da PEC”, explica o deputado.

“Nós aprendemos muito com o processo nos países onde o casamento igualitário foi aprovado e o debate em cada um deles mostrou que, quando o tema deixa de ser silenciado, os argumentos contra a igualdade caem. Vamos a vencer essa luta que fará do Brasil um país melhor, mais justo e mais civilizado. Como disse o cineasta Luiz Carlos Lacerda, que participa dessa campanha, o Brasil não pode perder o bonde da contemporaneidade”, finaliza o deputado.

Serviço:
Lançamento da Campanha pelo Casamento Civil Igualitário na Paraíba. Sebo Cultural (Av. Tabajaras 848, Centro), a partir das 19h. Entrada franca.

Assessoria 


Nenhum comentário: