sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OLHA O CAFUÇU AÍ, GENTE!!!


Cafuçus e suas extravagâncias na sexta pré-carnavalesca de João pessoa

Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba

Homens vestidos com camisas abertas e medalhões estampando o peitos nus e mulheres em trajes hiper extravagantes são a grande atração desta sexta-feira pré-carnavalesca em João Pessoa. Se pra você a ideia remete a uma festa que já caiu no gosto do pernambucano, saiba que o conceito da brincadeira surgiu há 23 anos na capital paraibana.

"Começou com uma amiga nossa que gostava de classificar como cafuçus as pessoas que se vestiam de uma maneira mais exótica, diferente. E aí, em sátira à escola de samba Unidos do Cabuçu, intitulamos o bloco de Unidos do Cafuçu, que depois acabou ficando só Cafuçu", conta Buda Lira, um dos fundadores e diretor do bloco.

Os cafuçus de João Pessoa se concentram na Praça de Cém Réis, no Centro da capital paraibana. De lá, o cortejo segue com 10 orquestras de frevo até a parte baixa da cidade, onde outras duas bandas aguardam os foliões para a apoteose, no Varadouro. A folia conta ainda com DJs, responsáveis por soltar os hits brega de suas pick-ups. Para participar, basta estar caracterizado. A festa é gratuita e conta com incentivo dos governos estadual e municipal. A dificuldade em levantar fundos para manter a brincadeira chegou a colocar em xeque o desfile do bloco este ano.

"Nós promovemos alguns bailes para arrecadar dinheiro e também temos incentivo da Prefeitura e do Governo do Estado, mas é insuficiente. Estamos buscando parcerias, pra não ficar somente na dependência do poder público", comentou Marcelina Moraes, outra coordenadora do bloco.

Falar do bloco que hoje tomou proporções de destaque no Carnaval pessoense é motivo de orgulho e emoção para o fundador. Ao longo das mais de duas décadas de história, o Cafuçu passou por mudanças consideráveis. A principal delas, no trajeto. "Em meados de 98 nós transferimos o desfile da praia para o centro da cidade e abandonamos os trios elétricos porque achávamos que era muito som para pouca gente. Ironicamente, a partir daí a massa fermentou e o número de participantes triplicou de um ano para o outro", lembrou Buda.

Daí, o bloco passou a utilizar uma difusora para propagar o áudio da orquestra e também permitir que os foliões mandassem recados e pedidos de música ao longo do trajeto. Para Buda, um dos momentos mais emocionantes vividos à frente do bloco foi quando, no primeiro desfile com partida do Ponto de Cém Réis, a orquestra mandou 'Impossível acreditar que perdi você', de Marcio Graek, que foi acompanhado por uma imensa salva de palmas. "Foi uma coisa linda, chega me arrepio só de lembrar".

Para este ano, são aguardadas cerca de 80 mil pessoas para o desfile do Cafuçu. Nos dias que sucedem, é o Carnaval Tradição que toma conta das ruas de João Pessoa, destacando blocos e troças carnavalescas, além de tribos indígenas e outros tipos de manifestações populares.


Nenhum comentário: