segunda-feira, 16 de abril de 2012

SARAU DOS SETE ANOS



CAFÉ EM VERSO E PROSA, CAIXA BAIXA E ANIVERSÁRIO DE SETE ANOS DO SARAU

Local: empório café (por trás da feirinha de Tambaú)
R. Coração de Jesus, 201 – Tambaú
Dia: 17 de abril de 2012
Hora: 20:30
Informações: Suzy Lopes 8801-8533 (OI) ou 9614-887 (TIM) (atriz e produtora)


EM SEUS SETE ANOS, O CAFÉ EM VERSO E PROSA RECEBE CAIXA BAIXA


O projeto “café em verso e prosa” organizado pela atriz Suzy Lopes  que já faz parte do calendário cultural da capital paraibana comemora nesta terça-feira dia 17,  sete anos, e oferece aos seus frequentadores um bolo de poetas e escritores, trata-se do “caixa baixa” – núcleo literário formados por vários escritores paraibanos ou radicados na paraíba, que visa criar um espaço privilegiado de trocas, de experimentação de escrita e movimentar ainda mais a literatura de nosso estado.

O sarau acontece há sete anos mensalmente e tem sempre um homenageado ou uma temática que cria uma linha vertente para a noite em uma performance de abertura da atriz Suzy Lopes e seus convidados. Realizada essa primeira parte, o palco e o microfone são entregues ao público que pode recitar poesias de seus poetas preferidos ou de autoria própria, o que quase sempre acontece.

Esta edição será mais que especial, começando pela comemoração dos sete anos do evento,  o que mostra que é um evento que merece mesmo ser comemorado, pois sete anos já é um tempo considerável e muita coisa já aconteceu em seu palco poético, cada edição é uma celebração da poesia em sua forma mais importante de ser, na boca de quem lê e sente a emoção que as palavras trazem.

É comum no café em verso e prosa ser estendido um varal com poesias no tema, porém terça-feira será diferente, desta vez o varal será em forma de caixa para fazer uma brincadeira com o nome do grupo que é tema da noite, estão sendo confeccionadas por Diacisa Lopes,  20 caixas com imagens, poemas e trechos de prosa do grupo homenageado nesta noite, e estas caixas ficarão espalhadas pelas mesas do empório café, o que é muito legal, pois desta forma, tanto as pessoas podem levar estas caixas como um presente da noite, como pode escolher em sua mesa o poema que quer ler da caixa.

O caixa baixa foi formado em janeiro de 2011, seus integrantes alimentam um blog na internet que pode ser visitado pelo link http://caixabaixa.org, escrevem em revistas e jornais além de seus próprios blog’s. Muitos poetas e escritores passaram pelo caixa baixa desde sua criação, atualmente a caixa contém: Beto Menezes, Bruno Gaudêncio, Bruno R. R. Santos, Cyelle Carmem, Gustavo Limeira, Jairo Cézar, João Matias, Joedson Adriano, Laudelino Menezes, Letícia Palmeira, Mirtes Waleska, Romarta Ferreira, Thiago Lia Fook Braga e Wander Shirukaya. Entre eles há comunistas, direitistas, esquerdistas, poetas, contistas, ateus, evangélicos, agnósticos, espíritas, católicos, budistas. É um bando de jovens com fome de escrita, experimentam e se arriscam escrever de tudo, de contos de fantasia a poemas parnasianos, de críticas pós-modernas a teatro armorial, de filosofia oriental a física quântica.  Embora todos sejam muito jovens, o grupo no modo geral tem se destacado dentro e fora do estado, alguns já foram publicados, como bruno Gaudêncio, Beto Menezes, Bruno Santos, Cyelle Carmem, Jairo Cézar, Joedson Adriano, Letícia Palmeira, Wander Shurakaya e outros premiados como Gustavo Limeira, Beto Menezes e Bruno Gaudêncio.  Estes jovens escrevem com seriedade.  Optam por encarnar um erro tipográfico, a letra miúda dos contratos, a redação ilegível do vestibular.  São o caixa baixa e se dizem banais, e se assim não fossem, seriam caixa alta. A seguir, conheça um pouco do que está contido na caixa:

betomenezes – poeta e escritor, publicou “o gosto amargo de qualquer coisa”, “pirilampos cegos” e “despoemas”. já sofreu de peito aberto, mas diz que hoje tem o corpo fechado. alimenta o blog http://www.betomenezes.biz/ 

bruno gaudêncio – é escritor, jornalista e historiador.  publicou “o ofício de engordar as sombras” e “cântico voraz do precipício. é co-editor da revista blecaute e alimenta o blog http://acasocaos.blogspot.com

bruno r. r. santos – o escritor diz que escreve para acalentar seus tormentos, pode-se ler seu acalanto no blog http://quebrandoogenio.wordpress.com

cyelle carmem – escritora, mestre em literatura e cultura, editora da Revista de ciências da saúde nova esperança publicou “luzes de labirinto” que já foi lido no café em verso e prosa. o link de seu blog é http://cyellec.blogspot.com

gustavo limeira – poeta, estudante de letras na ufpb e praticante das danças circulares. fez teatro no grupo skena do colégio pio x e junto com a atriz ana valentin, dirige além de estar em cena, o grupo teatrália, que experimenta a teatralização de poemas. gustavo já coleciona alguns prêmios como poeta e já participou do café em verso e prosa várias vezes. é frequentador assíduo.  seu blog é http://versorragia.blogspot.com

jairo cézar – professor de inglês, autor de “escritos no ônibus” e “Rapunzel e outros poemas da infância”, é pai de beatriz e escreve no blog http://escritosnoonibus.blogspot.com 

joão matias – é poeta e editor da revista blecaute. se considera um contemplário lírico, que é o nome do seu blog ( http://contemplariolirico.wordpress.com )

joedson adriano – escritor, autor do livro “ode aos deuses”. não alimenta blog.

laudelino menezes – contoclubista, torcedor do sport e matemático. assim como joedson, não tem blog.

letícia palmeira – escritora, publicou “ artesã de ilusórios” e “sinfônica adulterada”. e como a maioria do caixa baixa alimenta um blog http://leticiapalmeira.blogspot.com

mirtes waleska – a escritora alimenta o blog http://mirteswaleska.blogspot.com

romarta ferreira – a escritora é alagoana, mas mora na paraíba há vários anos. faz parte do “clube do conto” e assim como joedson e Laudelino, não tem blog.

thiago lia fook braga – fez direito mas não exerce,  em vez disso, alimenta o blog http://thiagoliafook.blogspot.com

wander shirukaya – além de alimentar o blog http://blogdoshirukaya.blogspot.com publicou um livro de contos chamado “balelas”

“O grupo foi indicado pelo poeta Lau Siqueira que já foi homenageado do sarau duas vezes, embora não conheça o trabalho de todos, tenho muita admiração pela escrita dos que conheço como por exemplo, Gustavo Limeira, já que somos parceiros há muito anos, participamos da fundação do grupo teatrália e já estivemos juntos em diversas situações, sempre tendo  a poesia como fio condutor de nossa ligação” comentou a atriz Suzy Lopes, sem contar que acho maravilhoso o surgimento de um grupo de jovens com tanta ousadia, que colocam a cara publicamente e se expõem bravamente, criando eventos de escrita autoral, principalmente por estarem no estado de poetas e escritores como augusto dos anjos, Lau Siqueira, Lúcio Lins, W.J. Solha, Paulo Vieira e tantos outros que nós paraibanos tanto nos orgulhamos. A própria criação do grupo já é muito louvável e merece sim serem homenageados, completou a atriz e organizadora do evento. E não é só isso, eles também serão tema da primeira edição do ano do projeto do sesc “parede poética” em uma exposição com 20 banner’s contendo poesias, textos e poemas de autoria do caixa baixa.

Mas a comemoração do aniversário do “café em verso e prosa ainda tem muito mais, nesta noite também haverá uma exposição de fotos dos fotógrafos Bruno Vinelli e Guto Zafalan feitas no sarau e a exibição de um vídeo do artista multimídia Sandoval Fagundes, se trata de um vídeo feito na última noite do sarau realizada dia 12 de março.

Como em todas as edições de aniversário do café em verso e prosa, o empório café, local onde acontece o sarau, preparou um bolo para que seja cantado parabéns para o evento que já tem público certo, e que ele tenha muitos anos de vida. 



Nenhum comentário: