sexta-feira, 15 de abril de 2011

AS PAIXÕES DE PERNAMBUCO

Thiago Lacerda (Jesus) e Fafá de Belém (Maria) estrelam encenação de "Paixão de Cristo"

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Dentro das monumentais muralhas de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) prepara-se para a realização da 44ª temporada da Paixão de Cristo. A passagem mais conhecida da história da humanidade tornou-se, há mais de quatro décadas, um dos maiores acontecimentos teatral do Brasil. Com 100 mil m², a cidade-teatro, obra idealizada e construída por Plínio Pacheco, fica a 180 Km de distância do Recife.

O maior teatro ao ar livre do mundo e a Paixão de Cristo nele encenada tornaram-se, neste ano, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. Empenhada em melhorar a qualidade, a STFN traz as apresentações de 2011, que serão realizadas entre os dias 15 e 23 de abril, grandes melhorias no sistema de iluminação cênica e a reinstalação geral do moderno sistema de som, utilizado nos últimos anos. Além da renovação geral das 800 peças do figurino e adereços. Um espetáculo único, encantador e muito especial.

Como no ano passado, o espetáculo conta com mais um dia de apresentação. A sexta-feira, dia 15 de abril, será dedicada especificamente às pessoas idosas e com dificuldades de locomoção. Para isso serão disponibilizados 5 mil ingressos, 200 cadeiras de rodas e ainda uma pessoa capacitada a conduzir cada cadeirante. A primeira noite também estará aberta ao público em geral. E já nos dias seguintes será reservado um espaço na plateia com 50 cadeiras, todas com um acompanhante a disposição.

Com um elenco de empolgar e emocionar multidões, a Paixão de Cristo traz para 2011 grandes atores da cena nacional nos principais personagens. Este ano estarão no elenco Thiago Lacerda (Jesus), Fafá de Belém (Maria), Vanessa Loes (Madalena), Sidney Sampaio (Pilatos) e Carlos Reis (Herodes), entre outros.

Período: 15 a 23 de abril de 2011




José Pimentel


A 15ª edição da Paixão de Cristo do Recife será encenada gratuitamente nos dias 20 a 24 de abril no Marco Zero, sempre às 20h. Neste ano, a montagem comemora os 34 anos ininterruptos que o ator, diretor, dramaturgo e iluminador José Pimentel interpreta o personagem de Jesus Cristo, além dos 43 anos que dirige o espetáculo religioso.

Com duas horas de duração, a Paixão de Cristo do Recife, conhecida como “A Paixão de Todos”, baseia-se nos últimos momentos de vida do Filho de Deus, mas contém várias licenças poéticas do autor José Pimentel. Uma delas é o encontro no calvário de Cristo com Marta, irmã de Maria, personagem especialmente criado para a atriz Geninha da Rosa Borges.

Ao todo, a montagem conta com nove cenários criados pelo cenógrafo Octávio Catanho e distribuídos por toda a extensão do Marco Zero sem que seja necessário o deslocamento do público. A equipe que participa do espetáculo inclui ainda 100 atores, 300 figurantes e mais de 50 técnicos, além de um corpo de baile e uma trupe de artistas circenses com números de acrobacia, pirofagia e malabares.

Informações: pe360graus.globo.com/



Musical A Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo como musical

Na região agreste do estado, o destaque é para as apresentações de Caruaru. Há três anos um grupo de amigos resolveu inovar e contar a história de um jeito diferente. A encenação se transforma em um musical. Músicas da MPB, autorais e religiosas emendam as cenas.


2 comentários:

Rô... disse...

oi fatita,

que encanto,
adoraria poder estar ai
para acompanhar de perto,

deve ser uma emoção de enlouquecer...

beijinhos

Fatita Vieira disse...

É uma maravilha, Rô!

Eu fui umas 3 vezes ver a de Nova Jerusalém e me emocionei todas as vezes como se fosse a primeira.

Quando puder vá ver.

Beijos!